20060909

EgoVias em Viseu

EgoVias
Foi com agrado que li a notícia que a Câmara Municipal de Viseu (CMV) iria inaugurar em setembro uma ecovia na antiga via férrea que chegava àquela cidade. No entanto permitam-me fazer alguns reparos.
1. Uma ecovia deverá ser, sobretudo, uma via que os cidadãos possam utilizar no seu trabalho e deslocações diárias; na notícia que li a CMV dessas não fala nem me parece que vá planear. Para quem conhece Viseu (cidade das rotundas) vejam o caso da Av. Europa (novo ex-libris) ou da outra nova avenida que liga a zona do palácio do gelo à rotunda creio que do Viso. Por que não foram colocadas pistas para ciclovias de forma a que as pessoas possam fazer compras ou deslocar-se na cidade dessa forma? Terá sido por faltade espaço nos passeios???
Sendo Viseu uma cidade com uma superfície dada à utilização de bicicletas, por que não segue o Sr Presidente da Câmara, ilustre cidadão Fernando Ruas, o exemplo de Aveiro?
Gostaria, de uma vez por todas, que os políticos se dedicassem cada vez menos a EGOmedidas e mais a medidas práticas e de utilidade pública, especialmente no campo da ecologia ou então teremos um futuro muito comprometido.
E que na câmara não digam que Viseu é uma cidade acidentada pois até Edimburgo, cidade bem acidentada, tem pistas para ciclistas até ao castelo.

Então, apelo aos gorvernantes da cidade que transformem Viseu, não só na cidade das rotundas, mas essencialmente na cidade da ecologia viária; pode ser até que os outros municípios o sigam, sr Presidente.
Se por acaso concordar com esta ideia para a CMV em www.cm-viseu.pt/main/index2.html.

1 comentário:

heresias consentidas disse...

veículo ambiental

A Autarquia viseense, liderada pelo indomável Fernando Ruas, também presidente da Associação de Municípios, não pode ter um discurso que colida com a prática do dia-a-dia.

Soube, há dias, que a Câmara de Águeda adquiriu um "Toyota Prius", veículo híbrido que para além de consumir, apenas, cinco litros aos 100 kms, evidencia uma emissão de gases poluentes na ordem dos 40 por cento a menos.

O edil de Águeda mostrou-se satisfeito com a decisão e classifica o novo automóvel adquirido como "uma joia da tecnologia moderna".

E mais: a Câmara Municipal de Águeda quer transmitir aos seus munícipes um sinal da sua própria política - "adopte comportamentos mais amigos do ambiente".

Perante este exemplo digno de nota, e uma vez que a Câmara de Viseu já deu diversos passos semelhantes - provando que está atenta às questões ambientais - bom seria que o Executivo se debruçasse sobre a urgência de renovar a frota automóvel, desta feita com veículos que traduzem claramente uma significativa contenção de gastos e maiores ganhos ambientais.

P.S. - E para quando os transportes públicos gratuítos para os idosos?



Escrito por herc em 20:22 em notícias | Link | Comentário (0)