Independentemente da localização do novo aeroporto há um assunto que me deixa perplexo:
Muitos dos iluminados portugueses defendem, contra a Ota, a manutenção do aeroporto de Lisboa. E por que razões? Dizem eles que:
a) por causa de a capital portuguesa perder turistas;
b) por causa dos 40 Km de distância em relação à capital.
Em relação ao ponto a) há países com mais turismo que o nosso onde as capitais têm aeroportos menores. Exemplos:
1. Alemanha - Não fica em Berlim, mas em Frankfurt;
2. Suiça - Não fica em Berna mas em Zurique ou em Genéve;
3. Brasil - Não fica em Brasília nem no Rio de Janeiro mas em São Paulo;
4. Estados Unidos - Não fica em Washington mas em Nova York...
Claro que há Paris e Londres... mas fica demonstrado que não é só da capital que vive o turismo nem são só as capitais com aeroporto que são altamente turísticas!
Em relação a b) 40Km de distância: saiba que em Viena de Áustria se faz o check-in para o vôo no centro da cidade dentro de um centro comercial! Esse centro está a 20Km do aeroporto e tem um comboio que nos leva directo em menos de 10 minutos. Assim, a Gare do Oriente pode perfeitamente servir para check-in/check-out e reduzir o transtorno da bagagem.
Mas há uma coisa mais importante que me incomoda: o aeroporto tem de sair de Lisboa, pois é uma ameaça de todos os dias à segurança de milhares de pessoas. Conhece alguma capital do mundo onde o aeroporto internacional esteja DENTRO da própria cidade? Só conheço Lisboa!
Penso que esses senhores iluminados, no seu inconsciente querem apenas ter um aeroporto à porta de casa como se fosse uma estação de metropolitano. Assim, mais rapidamente podem ir tomar café a uma capital europeia...
Por favor, tirem o aeroporto de Lisboa. E depressa!
Sem comentários:
Enviar um comentário