20080329

Praga no Teatro Aberto: fascinante!

Mais uma vez... Praga! Agora no Teatro Aberto, em Lisboa...
Não sei porquê mas Praga é uma cidade que me acompanha como se fosse a minha terra natal.
Fiquei fascinado em conhecê-la quando li o livro "A insustentável leveza do ser", de Milan Kundera, romance que se debruça sobre a primavera de Praga em 68 e suas consequências. Livro que, desde os anos 80 me marcou e tem marcado a minha vida.
Depois foi a ilustração do romance adaptado ao cinema por Philip Kaufman onde as interpretações de Day-Lewis e Juliette Binoche dão força a uma acção onde há, obviamente no campo onírico, alguma amputação de passagens do livro fantásticas, compensada com a colagem de imagens reais da intervenção russa na cidade do presidente Dubček.
Em 1997 faço, finalmente, a minha 'invasão' de Praga. Do alto do parque Latenské fiquei fascinado com a vista da cidade das mil torres com setas douradas, deixando escorregar por elas a neve de dezembro.

Finalmente... o Teatro Aberto!

Rock'n'roll é a peça em cena, meses de Março a Junho. Escrita por Tom Stoppard, checo de origem, é um fascinante contágio musical com a Primavera de Praga como pano de fundo. Indescritível! A música envolve-nos com as recordações dos últimos 40 anos de música. Ouvimos desde Syd Barret, Bob Dylan, Pynk Floyd até aos Beach Boys, terminando tudo numa apoteose de Rolling Stones que nos dá vontade de fazer uma invasão do palco e cometer a loucura de abraçar os actores fantásticos que nos envolvem naquela sala azul não menos fantástica.

Querem um conselho? Vão ver, mas vão mesmo! Levem um bloco para apontarem as músicas que vos vão prender. No final, emocionem-se e tenham a coragem de invadir o palco com as vossas emoções...

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.