20171017

Fogo no Ego, chuva no quintal...

Temos hábitos estranhos... reagimos em vez de nos precavermos e agirmos ante de catástrofes acontecerem.
Quatro meses de redes sociais e imprensa onde se discutem fogos, apenas depois de eles começarem... Por isso não falarei deles; falarei sim do que agora poderá aí vir.

Estão em extinção, graças à ajuda das chuvas, os fogos em curso;  há que pensar nas inundações que aí poderão vir.
A encosta florestal não irá reter com eficácia as águas pluviais, a pavimentação urbana aumenta todos os anos a impermeabilidade dos solos e, nesta altura 'esquecemo-nos' sempre, como comunidade, que há cursos de água, esgotos e sarjetas para limpar... Se tiver sapiência, continue lendo!
Há casas com caves e garagens em zonas de risco de inundação....
Já alguém se lembrou disso?...
Antes que venham aí novas catástrofes e que comecemos todos a desculpabilizarmo-nos, façamos os trabalhos de casa e EXIJAMOS ao poder local medidas de PREVENÇÃO nesta matéria!
Também compilei e adaptei algumas recomendações do Gabinete de Bombeiros e Protecção Civil de Tavira que poderão ser úteis (foi o melhor que encontrei.... de entre os mais simplificados).
Ajude e promova pelo menos as seguintes medidas:
  • limpeza de ribeiros e linhas de água, sumidouros e outros esgotos de águas pluviais e domésticos, principalmente junto a casas, pontes e outros potenciais estrangulamentos ao escoamento natural;
  • manutenção e desentupimento dos sistemas de drenagem urbana;
  • vigilância e detecção de ‘pontos críticos’ que possam afectar a vida da comunidade (como muros de suporte ou taludes que possam desmoronar, edifícios em risco de ruína, pontões que possam ficar submersos, árvores que possam quebrar.

Ponhamos a ANPC a fazer a promoção das boas práticas em comunicados à imprensa, para que se aposte em PREVENIR e não em remediar...
Nada o previa... e Albufeira há 2 anos ficou assim:

Sem comentários: